sábado, 14 de junho de 2008

Leite Alves: O sonho mal começou.







Em 2006 a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi inaugurada com o intuito de trazer desenvolvimento para a região do Recôncavo Baiano, a Universidade se situa em quatro cidades: Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cruz das almas e Cachoeira. Quando a UFRB foi instituída com os seus “quase” quatro campus, existia uma mobilização para que fosse passado aos estudantes um ensino de qualidade associado a uma estrutura física relativamente nova.
No momento que digo “quase” quatro campus, estou me referindo ao tão sonhado prédio do “Quarteirão Leite e Alves” que está em reforma há dois anos. A restauração do “Leite e Alves” está num ritmo lento e gradual devido a inércia dos órgãos públicos que coordenam a obra e ao número reduzido de operários trabalhando. Contudo sobrou para os alunos a espera de um dia estudarem no “Campus Leite e Alves”.
As aulas da Federal do Recôncavo em Cachoeira são ministradas em um anexo cedido pelo Colégio Estadual de Cachoeira, o centro conhecido como CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras) está num lugar impróprio para uso universitário, já que não dispõe de espaço suficiente para abrigar todos os aparatos necessários da universidade como, por exemplo: Os laboratórios, o auditório, a TV e radio universitária e biblioteca.
Minha indignação é grande diante da inoperância da reitoria e do descaso que se passa nesse centro, e ressalto que a população baiana está perdendo muito, pois como podemos aprender algum conteúdo sem que haja estrutura? Convoco todos a uma reflexão: “A constituição nos diz que temos o direito a educação gratuita e de qualidade para todos”.
Para finalizar convido os estudantes dessa instituição de ensino a lutar por melhorias em todos os aspectos e a buscar caminhos legais para concretizar nossos direitos constitucionais da Educação no Brasil.
Por Júlio César Sanches.
(Fotógrafos: Alana, Evelyn, Júlio e Simone).

Nenhum comentário: